O absurdo desperdício de alimentos no mundo

Mais de 30% de todos os alimentos produzidos anualmente no mundo são jogados fora, o que resulta em um prejuízo econômico de US$ 940 bilhões. Isso corresponde a R$ 2,98 trilhões. O que mais impressiona é que este número só leva em conta os alimentos que são desperdiçados e perdidos antes de chegar à mesa do consumidor, ou seja, o montante final é ainda maior.

As informações foram divulgadas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês para Food and Agriculture Organization of the United Nations). Os dados estão disponíveis no SDG Target 12.3 On Food Loss ans Waste: 2016 Progress Report, relatório produzido pela instituição em setembro de 2016 e que aborda números referentes ao desperdício e perda de alimentos no planeta.

Para se ter uma ideia, a FAO estima que somente os alimentos que não são aproveitados na América Latina poderiam satisfazer as necessidades alimentares de 300 milhões de pessoas. Percebemos que o valor é tão absurdo quando nos damos conta de que apenas China, Índia e Estados Unidos possuem populações superiores a 300 milhões de habitantes.

Desperdícios por categorias na América Latina
O valor total de alimentos desperdiçados na América Latina é de 127 milhões de toneladas, ou seja, 127 bilhões de quilos. Confira abaixo o índice de desperdício para cada tipo dos principais produtos alimentares:

alimentos_perdidos_fora_da_mira

Outro dado interessante levantado sobre a América Latina é referente ao porcentual de calorias que deixam de ser consumidas por conta da perda ou desperdício dos alimentos. Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura leva em conta cinco etapas: produção, processamento, manejo e estoque, distribuição e consumo. Veja abaixo:

calorias_perdidas_fora_da_mira

Impacto no meio ambiente
Além de atrapalhar (e muito) no combate à fome, o desperdício também afeta a natureza. A FAO calcula que todo o alimento desperdiçado/perdido resulte na produção de 4,4 gigatoneladas de dióxido de carbono, o que corresponde a 4,4 milhões de toneladas ou 4,4 bilhões de quilos do gás que destrói a nossa camada de ozônio e aumenta ainda mais os impactos do efeito estufa.

Se o desperdício de alimentos fosse considerado um país ele estaria na 3ª colocação entre os maiores emissores de dióxido de carbono, atrás apenas de China (10,7 gigatoneladas) e Estados Unidos (5,8 gigatoneladas). Veja no gráfico a seguir:

producao_co2_fora_da_mira

A perda de alimentos também joga fora 250 quilômetros cúbicos de água. Isso pode parecer pouco para quem não entende desses sistemas de medida e volume, mas só parece. Esses 250 quilômetros cúbicos equivalem a nada menos do que 250 trilhões de litros.

Enquanto isso…
Outro dado importante divulgado pela organização é sobre a fome. Há simplesmente 800 milhões de pessoas que não tem o que comer (um a cada nove habitantes do planeta). A análise fica ainda pior quando a FAO afirma que a capacidade mundial de produção de alimentos é suficiente para suprir todas essas pessoas famintas.

fome_fora_da_mira_2
Foto: EBC Brasil

Uma das poucas informações animadoras é de que 167 milhões de pessoas deixaram de passar fome quando se leva em conta o período de 1990 a 2016. Um dos grupos mais importantes para essa evolução são os pequenos fazendeiros (com terrenos menores do que dois hectares). Eles representam mais de 90% das 570 milhões de fazendas do mundo, gerando a maior parte da produção mundial de alimentos. Atualmente, 38,5% de toda a área terrestre do planeta é ocupada por fazendas.

#SemDesperdício
Apesar dos problemas que envolvem o desperdício dos alimentos e a fome parecerem estar longe de uma solução, algumas ações contribuem para minimizar essas questões. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com o WWF-Brasil, a FAO lançou no final de outubro de 2016 a campanha #SemDesperdício. 

A campanha tem como meta auxiliar em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pela ONU em 2015: reduzir pela metade o desperdício de alimentos por pessoa no mundo, tanto a nível de varejo ou do consumidor, e também minimizar as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo o pós-colheita, até 2030. É muito fácil participar da #SemDesperdício.

Ao entrar no site da campanha (disponível nos comentários abaixo) basta preencher o cadastro com seu nome e e-mail. Pronto! A partir daí você participará do desafio Uma Mania a Menos. Durante os próximos 10 dias você receberá informações e conteúdos sobre como evitar o desperdício de alimentos.

Você também terá algumas missões que podem variar desde arrumar a sua geladeira do jeito certo para não estragar os alimentos até calcular melhor quantas porções você realmente precisa cozinhar. A ideia da campanha é fazer com que as pessoas mudem os seus hábitos adotando um consumo mais sustentável.

O site da campanha ainda disponibiliza manuais que ensinam como reduzir o desperdício de comida no trabalho, em casa e em eventos. Confira abaixo um vídeo da iniciativa produzido pelo WWF-Brasil:

Todas as fontes utilizadas nesta matéria estão disponíveis nos comentários abaixo.

13 pensamentos

  1. O desperdicio de alimentos é uma temática muitissimo importante, e que realmente contrasta com a realidade de escassez de alimentos de outros países. Parabens pelo post, me inspirou inclusive a escrever mais sobre temáticas importantes assim lá no blog.

    sorria sempre 🙂
    http://www.malusilva.com.br

  2. Olá!!

    O que eu achei?? Um post incrível que todos deveriam ler, pois é muito importante se conscientizar. Que dados alarmantes é tão triste saber disso enquanto outras pessoas passam fome. Bom eu não sabia dessa campanha, mas eu acho super valida, incrível, importantíssima e ótima para conscientizar, pois se cada um fizer sua parte ao final teremos um grande resultado. Que essa campanha de super certo.

  3. É muito triste ver esses dados, mas se as pessoas não começarem a se ligar, vão piorar mais ainda. Vou ver se me inscrevo naquele desafio para evitar os meus disperdícios, e fazer minha parte 🙂 Beijão.

  4. Acho que o problema não está no desperdício em si, mas na demora da chegada dos alimentos até o seu destino. O que ajudaria muito no Brasil tanto para consumirmos ou exportar, seria a reativação das linhas férreas.
    Ótima matéria!

  5. Quantas informações bacanas você conseguiu reunir em um post! Utilidade pública né rs. Eu sabia que o desperdício era um problema mas não nessa escala toda. As vezes nem dá para acreditar que chegamos a esse ponto. Parabéns pela postagem.
    Um beijo.

  6. Realmente, o desperdício de alimentos sempre foi algo que me deixou preocupada e olha que eu não tinha ideia de números e estimativas! Por isso adorei o post, está muito rico de informações e com ótimos dados. Parabéns ♥

  7. Esses valores são absurdos demais, e o que mais me irrita aqui no Brasil é os restaurantes não poderem doar a comida que sobra dos buffets para moradores de rua, por exemplo. É crime 😦 Gostei muito dessa iniciativa citada!

    http://www.redbehavior.com

  8. Confesso que eu sabia que o número de despedicio era grande, mas não tinha noção da imensidão :O Realmente é muito triste pensar que muitas pessoas não tem acesso a alimentação e o número do desperdicio cresce cada dia mais.

  9. O Disperdicio de alimento é absurdo mesmo. Campanhas como essas são importantes para a conscientização e educação das pessoas também. Mesmo assim, ainda acho que tem muuuita gente que não aprende </3

  10. Campanhas assim são de grande importância, precisamos entender e começar a mudar MTS hábitos para que essa situação seja revertida.

  11. Pelo menos no Brasil se não me engano muitas empresas não fazem doação de alimenteos que não foram usados, como sobras de churrascarias e outros estabelecimentos, pois parece que quem está doando é responsabilizado se causar problemas de saúde para quem está recebendo a doação.
    Então para não terem problemas a maioria prefere descartar comida que está em perfeitas condições para o consumo do que levar algum processo por causa de algum mal que a comida possa ter causado, é triste, mas é isso mesmo.

  12. FONTES

    Campanha #SemDesperdício
    http://www.semdesperdicio.org/

    ¿Qué sabemos hasta ahora sobre las Pérdidas y Desperdicios de Alimentos (PDA)?

    Clique para acessar o e62f26_fa621cda1f554b8c8ac883c41014fc1d.pdf

    SDG TARGET 12.3 ON FOOD LOSS AND WASTE: 2016 PROGRESS REPORT

    Clique para acessar o e62f26_49f2196eadc049c6b3cafaf2a2f4b9fc.pdf

    SAVE FOOD: Global Initiative on Food Loss and Waste Reduction
    http://www.fao.org/save-food/news-and-multimedia/news/news-details/en/c/453372/

    FAO e parceiros lançam campanha nas redes sociais para reduzir desperdício de alimentos
    https://nacoesunidas.org/fao-e-parceiros-lancam-campanha-nas-redes-sociais-para-reduzir-desperdicio-de-alimentos/

    Sustainable Development Goals
    http://www.fao.org/sustainable-development-goals/goals/goal-2/en/

E aí, o que achou? Dê a sua opinião no Fora da Mira!